data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A vinda do técnico Luiz Felipe Scolari parece ter dado novo ânimo à equipe do Grêmio. Se ainda não se viu nada brilhante no ataque, a defesa parece ter se reorganizado, somando três partidas sem sofrer gols. No último sábado, o Tricolor venceu a primeira partida no Brasileirão, fora de casa, contra o Fluminense, por 1 a 0, com gol de pênalti de Pinares, aos 44 do segundo tempo.
VÍDEO: de Caçapava do Sul para as pistas de Tóquio: corredor é esperança de medalha
Grêmio e Fluminense se enfrentaram no Maracanã pela 12ª rodada do campeonato brasileiro. O primeiro tempo teve apenas um chute a gol, de Gabriel Teixeira, do Flu, que parou nas mãos do goleiro Chapecó. O segundo tempo começou um pouco mais quente, mas o protagonismo foi mesmo da trave. Aos 9 minutos, o lateral direito gremista Vanderson quase marcou um gol de placa. Pegou o rebote de fora da área e acertou o travessão. A resposta do Fluminense veio aos 12, quando Luccas Claro venceu Geromel no cabeceio, após cobrança de escanteio, e acertou a trave. Com raras chances de gol, iam encaminhando o empate. Quase no fim do jogo, o árbitro Paulo Roberto Alves Junior marcou falta em Alisson próximo à linha da grande área do Flu. Porém, o VAR interferiu avisando o juiz que a falta havia sido dentro da área. Pênalti, que foi convertido pelo atacante Pinares. E foi assim que o Grêmio conquistou a primeira vitória na competição.
O Tricolor volta a campo na terça-feira, quando enfrenta a LDU, na Arena, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana e joga por um empate para se classificar.